Tesouro no pote
- Ana Paula Carvalhais
- 23 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
Havia algo de divertido naquela corrida contra o funcionário do supermercado. Eram tempos de inflação muito alta e minha mãe orientava minha irmã e eu para que pegássemos itens pequenos - como sabonetes, pastas de dente, latas de sardinha - antes que o rapaz remarcasse os preços. Não existia sistema informatizado ou código de barras. E a tática funcionava.
Houve também uma vez que minha avó, Ana, adoeceu da vesícula e precisou morar uma temporada com a gente. Remanejamos os quartos e a rotina e, apesar de ela estar mais fraquinha, foi delicioso ter seu crochê e cafuné mais presentes.
Tudo isso faz muito tempo e, claro, eu não compreendia a dimensão do problema econômico ou de saúde. Eu apenas era uma criança. Vivia essas e outras crises com o olhar e o poder infantil de aproveitar o lado bom das coisas.
Essas recordações, hoje, me ajudam a refletir sobre poupar nossas crianças de notícias ruins, permitindo que elas aproveitem esse momento de maior entrosamento familiar, apesar do isolamento. Acredito que nem tudo tenha que chegar aos olhos e ouvidos dos pequenos. É importante conscientizá-los sobre lavagem das mãos e mantê-los em casa sem, contudo, carregar demais na tinta.
Desconfio que, inconscientemente, toda criança já sabe que algo muito sério está acontecendo. Não precisamos piorar as coisas. Por aqui, tenho evitado termos como quarentena, isolamento, pandemia, morte ect. Nem foi preciso contar ao meu filho, Benjamim, que ele não pode brincar com o melhor amigo. A gente despista, fala que depois, vai contornando. A saudade dos avós também pesa, então tentamos driblar com um vídeo ou recado carinhoso.
Ontem me veio a ideia de fazermos uma capsula do tempo. Ainda estamos escolhendo o nome. Mas o plano é, ao final de cada dia, colocar no papel os momentos que Benjamin eleger como os mais incríveis e guardar num pote para o futuro. Afinal, essa onda ruim vai passar. E, se todo mundo cooperar, ela irá mais rapidamente. Aí, quando a correria voltar e tivermos que compensar esse tempo de pausa, quero que nossa capsula nos ajude a lembrar as coisas legais que poderemos repetir!

Comments