top of page

De lua

  • Foto do escritor: Ana Paula Carvalhais
    Ana Paula Carvalhais
  • 25 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

Repenso a estratégia. Já que não é possível mudar a realidade, talvez consiga modificar meu olhar e minha reação diante dela. Percebo que as segundas-feiras tem sido sobrecarregadas. Já há algumas semanas esse tem sido o dia D do trabalho mais pesado. Foi acontecendo naturalmente. Depois de cada fim de semana, ela chega como um choque de realidade, incertezas e uma dose extra de ansiedade. Afinal, é mais um bloco que se inicia no calendário sem sabermos exatamente aonde vai dar tudo isso. Aliás, a única certeza é que, por enquanto, ainda não iremos a lugar algum.


No início da quarentena tinha sido terapêutico começar as semanas com uma boa faxina, encarando logo aqueles trabalhos “glamour zero” de lavagem de banheiros, limpeza da casa revirando tudo cabeça para baixo para sacodir a poeira e o astral. Com o tempo, percebo que esse dia, já tão estigmatizado, pode ser um pouquinho mais leve.


Quem já vivenciou algum período de desemprego, por mais curto que tenha sido, sabe que a segunda-feira concentra os sabores mais amargos da fase. Aos privilegiados que jamais passaram por isso, inclusive, recomendo o filme espanhol “Lunes al Sol” (2002). O mesmo imagino que aconteça aos condenados que riscam os dias de cárcere pelas paredes da cela.

Agora, a sensação é de que riscamos datas que nunca chegam. Para onde mirar os planos e sonhos? A gente reprograma alguns compromissos. Adia algumas contas. Deixa para depois tantos abraços. Empurramos até o país com a barriga para resolver tudo depois da pandemia. Mas por hora, é preciso, antes de mais nada, vencer mais uma segunda-feira.


Outros povo latinos – como franceses, espanhóis e, consequentemente todos os vizinhos latino-americanos -, que se baseiam nos astros para denominar os dias, consideram a segunda-feira o dia da Lua. Não tira o peso do início da semana, mas deve ter lá seu fator “psicológico” para começar com o pé direito. Enquanto reavalio os planos para a próxima semana, vou começando essa com tudo, enfim, limpinho e quase organizado. Que os próximos dias sejam de muita saúde, esperança e bons frutos!


ree

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


© 2019 por Ana Paula Carvalhais

  • Preto Ícone Instagram
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black LinkedIn Icon

Amarelo Comunicação Planejada

bottom of page